Primeiras Impressões


É o meu quarto dia em Berlim. Apesar de ser a 3ª vez que aqui estou, a cidade causa um impacto muito grande. É muito diferente vir aqui passear, visitar museus, etc..do que vir para ficar.
Fui muito bem recebida, e aparentemente, vou estar num ambiente relaxado, em que vou trabalhar em pequenos projectos em desenvolvimento, mas onde também vou poder vir a criar coisas minhas. É uma liberdade que qualquer outra produtora de maior gabarito,com certeza,não me daria.

Voltando à cidade. Andei um pouco perdida, porque não queria voltar aos mesmos sítios turísticos de sempre, ver os mesmos museus pela 3ª vez etc...por isso andei muito...apanhei alguns sustos. Estou a aprender a descodificar o que é perigoso e o que é apenas feio e sujo na cidade.
Como eu já sabia, a cidade não é bonita, ou melhor, é uma bonita feia. A paisagem diverge entre ruínas, edifícios majestosos e "ricos", e novos edifícios arrojados e modernos. São vários tempos num só. A história da cidade está muito presente tanto nas pessoas como na arquitectura, e parece-me que ainda é tudo muito contraditório, ou pelo menos, indefinido.

Kreuzberg, o meu bairro, é sobejamente conhecido. A característica mais curiosa, pelo menos para mim, foi o facto de ele ser,em termos de população,equivalente à segunda maior cidade da Turquia,ou seja, a maior cidade turca a seguir a Istambul. Por isso, não estou apenas a fazer um estágio na Alemanha, mas também na Turquia. Dois em um!?
Isto torna o bairro muito rico, mas também um bocadinho perigoso, consta que 2 ruas acima da rua meu escritório está a rua mais perigosa da Alemanha (teoricamente).

E pronto...acho que a seguir a viver em Berlim, ou em Kreuzberg, vou ter estofo para viver em qualquer lado. Bem...quase todo o lado.

3 comments:

Anonymous said...

Nunca estamos preparados para viver em qualquer lado. Contudo - concordo - não há nada como essas experiências aparentemente extremas qua nos dão essa ilusão. Afinal, é como o velho círculo virtuoso que diz "Quanto mais sabemos, mais sabemos que nada sabemos". E o prazer, mesmo que sofrido, que isso nos dá... João B.

Anonymous said...

Hi Rita! So you're travelling around Europe again! Having a good time? Remember me? I am one of Frouke's friends from Holland (Venlo/Tegelen) were you stayed! How are you doing?? We are all fine and still healthy! Enjoy Germany! Love Renee

Rita said...

Hey Renee! Of course i remember. Yes, i am doing an internship in a film production company in Berlin. I may go to Tegelen, if i do i ´ll say something to you guys.

Thanks for writing! Byee